Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

FILARMONICA UNIÃO TAVEIRENSE





FILARMÓNICA UNIÃO TAVEIRENSE 


Total de visitas: 58961
Taveiro



Freguesia do Concelho de Coimbra, de cuja cidade dista apenas 6 Kms. Servida por caminho-de-ferro (Linha do Norte) Via-Rápida e com o nó da Auto-Estrada 1 Lisboa/Porto a poucas centenas de metros.

Outrora maioritariamente rural, pois os campos da margem esquerda do Rio Mondego e o monte circundante eram local de trabalho e de obtenção dos meios de subsistência dos moradores.

Localidade que há muito que se foi industrializando. Desde as primeiras décadas do século XX, que as fábricas de cerâmica, de vime e verga, começaram por ocupar parte da mão-de-obra que ía abandonando a agricultura, a que se veio juntar nos anos 60 a fundição e metalomecânica ligeira; transformação de papel; material fotográfico; ladrilhos, confecções, etc.

Mais recentemente, anos 90, foi implantado um Parque Industrial (com dezenas de novas industrias); construído o Mercado Abastecedor do Centro; o Retail Park; o Estádio Municipal Sérgio Conceição; nova Escola C+S; novas zonas habitacionais, etc.

A vida cultural, recreativa e desportiva da freguesia, está assegurada, com a actividade da mais que centenária Filarmónica (1869); do União Desportivo (1958); do Grupo Amador de Teatro (1968); do Grupo Folclórico (1975); do Grupo de Atletismo de Reveles (1983) e Grupo de Ciclismo do Centro (2004)

Dispõe ainda de outros serviços fundamentais: estação de caminhos-de-ferro (linha do Norte), correios, banco, posto médico, farmácia, cooperativa agrícola, e lojas de vários ramos. É também servido pelos transportes públicos urbanos da cidade de Coimbra.


Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net