Sites Grátis no Comunidades.net

FILARMONICA UNIÃO TAVEIRENSE





FILARMÓNICA UNIÃO TAVEIRENSE 


Total de visitas: 59635
O Livro

 

Com dias melhores e piores, com altos e baixos chegámos aos 140 anos.

Aquando dos 125 anos desta Filarmónica, realizou-se um pequeno opúsculo com os dados que foram então possiveis reunir.

Podemos dizer que esse trabalho seria uma antevisão, se assim se puder chamar, daquilo que se veio agora a realizar.

O objectivo do autor, mais que não fosse reunir num único documento, todo ou quase todo, o historial desta Filarmónica, foi o querer atingir o auge de uma vida dedicada à Filarmónica.

Refere o autor, no Editorial, " Com a edição deste livro, pretende-se dar um contributo, ainda que modesto para as comemorações do 140.º Aniversário, duma colectividade que muito tem contribuído para a valorização musical e humana de centenas de jovens  ( e não só), da nossa freguesia e do concelho de Coimbra. Não foi fácil, pois a preservação de arquivos e espólio não terá sido uma preocupação dos nossos antepassados. Se calhar as deficientes condições das instalações da sede, mudanças de locais e de dirigentes, levou a que determindas familias "guardassem" em casa ou deitassem para o lixo, coisas de grande valor histórico.

 Sabemos que os arquivos são parcos em documentos, especialmente numa era não muito voltada para a escrita. Em todo o caso parece ter reunido umm conjunto de documentos que retratam um historial com alguma riqueza sobre esta "velhissima" Filarmónica.

Este livro "140 Anos ao Serviço da Música", reune um conjunto de elementos que se tentaram coser para se obter alguma consistência que não fosse a que cada um contém, podendo assim obter em termos globais, algo que pudesse representar uma história comum da nossa comunidade com mais de 100 anos.

Espera o autor em particular e a direcção em geral que este seja o embrião que faça despoletar o interesse em querer reunir mais e melhores elementos, para que imortalizar toada a história da Filarmónica União Taveirense.

Para obtermos uma ideia do que se pode ler neste livro, sobre a história desta velha Filarmónica, transcreve-se do Prefácio algumas palavras do Vereador da Cultura, Doutor Mário Nunes:   “….volvidos 140 anos, a Filarmónica União Taveirense celebra o aniversário com pompa e circunstância, organizando um programa comemorativo que, para além de homenagear  os presentes, recorda os seus fundadores e os outros que, no decorrer dos anos, contribuíram para que ocorresse esta efeméride. Um dos eventos mais significativos das comemorações envolve a edição da História da Filarmónica. Um livro de incontestado interesse e valor que permite que, ao longo das suas páginas, ilustradas com fotografias de diferentes períodos e pessoas, com transcrição parcial de partituras, instrumentos musicais antigos, cartazes, relatórios, excertos de actas, contas de despesa e receita, nomes de sócios, directores, filarmónicos e regentes, actividades realizadas, estatutos, fardamentos usados e actual, hino, bandeiras que a simbolizaram, condecorações, depoimentos e outros momentos “centenários”, se percorra um caminho longo, ora rectilíneo, ora salpicado de preocupações, mas calcorreado pelo objectivo primeiro da sua fundação: escola de formação, de enriquecimento humano e cultural, e de aprendizagem da música.”

 

 

 

Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net