Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

FILARMONICA UNIÃO TAVEIRENSE





FILARMÓNICA UNIÃO TAVEIRENSE 


Total de visitas: 58950
Sede



Aos 50 anos de vida, ou seja em 1919, a sede era já no lugar onde está hoje. Era mais pequena e tinha o palco do lado contrário. Muitas obras de alteração e beneficiação se foram fazendo, sempre limitadas pelas dificuldades económicas, para conseguir ir dando, minimamente, resposta às necessidades, até ter o aspecto que tem hoje.

Nos anos 60 a parede do lado da “rua” (estrada) caiu, o que forçou durante algum tempo a moderar a actividade e a ensaiar em locais alternativos.

Em 1981 foram feitas obras de beneficiação do palco, com a elevação do pé direito e criação de espaço para teia, novo telhado e plataformas para movimentações. Foi também substituído todo o soalho da sala, após compactação do solo e feita caixa de brita.

Em 1993, e após alguns anos de "perigo eminente" foi finalmente substituída toda a estrutura do telhado, colocado um tecto falso, melhorado todo o aspecto interior e exterior, e construído no "sótão" sala para o Regente e arquivo histórico.

Em 1996 (?) tendo surgido ameaça de despejo por parte do Senhorio, foi encarada a possibilidade de aquisição do imóvel, que há muitas dezenas de anos serve de sede e onde todos as benfeitorias foram sendo feitas a expensas da colectividade e de amigos. O valor (incomportável) inicial pedido, foi negociado tendo sido adquirido por 22.000.000$00, cuja escritura foi feita a 1 de Março de 1999, no 4.º Cartório Notarial de Coimbra. Houve que criar uma Comissão para angariação de fundos junto de sócios, pois os apoios oficiais foram limitados. Apesar de com grandes restrições noutros capítulos da vida normal da colectividade, a divida está liquidada.



Carece das muitas beneficiações, pois foi sendo “acrescentada/reparada” de acordo com as possibilidades, mas dispõe de sala (15,7 x 9,5) com capacidade para cerca de 250 pessoas, palco com 9,10 x 5,80 e camarins; salas de Direcção e de Escola de Música, Arquivo, arrecadações, bar, etc. que vão cumprindo um mínimo de exigências da muita actividade. Por ser a única sala da freguesia, para espectáculos, serve para todas os eventos, culturais, sociais e políticos da freguesia.

Tem recinto anexo (que serve de estacionamento) com mais de 1.600 m2 e onde no futuro deverá ser construído de raiz uma nova estrutura com um auditório de maior capacidade e novas potencialidades, e salas que permitam continuar a desenvolver as várias actividades.
Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net